Sampaoli tentará no Atlético-MG superar média de trabalhos anteriores

Volta ao Atlético-MG é tentativa de argentino poder se estender por, pelo menos, um ano como treinador; último trabalho longevo foi na França Argentino só...

Sampaoli tentará no Atlético-MG superar média de trabalhos anteriores
Sampaoli tentará no Atlético-MG superar média de trabalhos anteriores (Foto: Reprodução)

Volta ao Atlético-MG é tentativa de argentino poder se estender por, pelo menos, um ano como treinador; último trabalho longevo foi na França

Argentino só ficou um ano no comando de uma equipe quando treinou o Olympique

Jorge Sampaoli voltou ao Atlético-MG com a missão de fazer o time achar seu rumo na temporada e mostrar o futebol desejado por seu torcedor, diante de todos os investimentos feitos nos últimos anos em contratação de atletas.

Mas o treinador também terá um desafio para si em sua segunda passagem ao Galo. No caso, será quebrar o histórico recente de trabalhos encerrados de forma prematura e poder ficar, pelo menos, mais de um ano no comando de uma equipe de futebol.

Conforme lembrou o GE, o argentino acumulou nas últimas temporadas uma série de períodos em clubes nos quais estes tiveram pouca duração. O último deles, o Rennes, foi o mais curto de todos os trabalhos de Sampaoli, tendo durado apenas dois meses.

No período recente, a equipe a qual o treinador teve um trabalho mais longevo foi no Olympique de Marselha, entre março de 2001 e janeiro de 2022. Além disto, houve, no futebol europeu, uma passagem, esta de cinco meses pelo Sevilla.

Os trabalhos do treinador argentino no Brasil

Em seus outros dois trabalhos no futebol brasileiro, Sampaoli teve um misto de certa longevidade e trabalho encerrado de forma abrupta. No Santos, onde teve sua primeira passagem pelo país, ficou praticamente um ano, ajudando principalmente no vice-campeonato brasileiro de 2019.

Quando assumiu o Flamengo, por outro lado, não conseguiu se estender por muito tempo em uma equipe na qual havia a promessa de que o poderio financeiro poderia dar ao time a chance de grandes títulos. Foram cinco meses na Gávea, entre abril e setembro de 2023.

Sampaoli no Galo. Fotos: Bruno Cantini / Atlético

Sampaoli espera chance de maior permanência

O argentino também teve no Atlético-MG um trabalho de razoável longevidade, este de quase um ano. Em sua apresentação ao clube, o treinador reiterou que vê a permanência por um prazo maior no clube como fator que pode ajudar na montagem e na performance dentro de campo das equipes.

“A única forma de elaborar um projeto sério hoje, em termos do atual futebol, é a longo prazo. A criação de um time que esteja à altura do clube. Para mim, um trabalho de longo prazo me gera a possiblidade de planejar melhor”, disse Sampaoli